Curiosidades

09 de julho na história: Começa a Revolução Constitucionalista

A Revolução Paulista tinha como objetivo derrubar Getúlio Vargas

No dia 9 de julho de 1932 começava a Revolução Constitucionalista, também chamada de Revolução de 32 ou Guerra Paulista. Foi um movimento do estado de São Paulo, com duração de 87 dias, que tinha objetivo de derrubar o governo de Getúlio Vargas.

A Revolução teve início após, em 1930, o governo federal ter tirado a autonomia dos estados, impedindo Júlio Prestes de se tornar o presidente. A atitude pôs fim a República Velha, conhecida como política café com leite, na qual Minas Gerais e São Paulo eram as grandes potências do país, alternando entre eles o poder federal.

A Revolução de 32 também teve como estopim a morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Durante manifestação estudantil, em 23 de maio de 1930, contra o poder federal, os federais revidaram com poder de fogo, ferindo vários e matando os quatro. Eles ficaram conhecidos como “MMDC”, sigla que representou o levante revolucionário paulista. Seus nomes estão incluídos no livro de heróis da pátria.

Números oficiais, após a rendição dos paulistas, indicam que 934 pessoas morreram no confronto. Entretanto, estima-se que mais de 2000 pessoas faleceram devido a guerra.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios