Curiosidades

11 de julho na história: Acontece o Massacre de Srebrenica

O genocídio de mais de 8 mil mortos tinha objetivo de eliminar os bósnios muçulmanos

O dia 11 de julho de 1995 ficou marcado pelo Massacre de Srebrenica. O genocídio consistiu na morte de 8 mil bósnios na região de Srebrenica durante a Guerra da Bósnia.

O assassinato em massa foi realizado entre as unidades do Exército sérvio da Bósnia sob o comando do general Ratko Mladic, além da ajuda de um grupo paramilitar sérvio conhecido como “Os Escorpiões”.

Registro das valas onde os corpos eram jogados

O genocídio foi realizado em uma região previamente declarada como segura pelas Nações Unidas. O objetivo era eliminar os bósnios muçulmanos. Mulheres, crianças e idosos não foram poupados. Esse tornou-se o maior assassinato em massa da história da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

Tudo começou após a Bósnia se declarar um país independente. Mesmo recebendo o reconhecimento da independência, os conflitos internos continuaram. A República de Bósnia-Herzegovina estava em disputa pelos dois povos majoritários que a ocupavam, os bósnios (muçulmanos) e os sérvios (ortodoxos). Apesar dos esforços internacionais para que houvesse paz, muito sangue foi derramado.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios