Curiosidades

12 de abril na história: A vacina contra a poliomielite é declarada segura e eficaz

Graças a Jonas Salk, a doença deixou de ser um dos grandes medos da humanidade

Em 12 de abril de 1955, a vacina contra a poliomielite é declarada segura e eficaz. A vacina foi desenvolvida pelo médico, virologista e epidemiologista Jonas Edward Salk.

Até 1955, a poliomielite era considera o problema de saúde pública mais assustador do pós-guerra estado-unidense. O problema era tão grande que um documentário de 2009 produzido pela PBS, um canal americano, disse que a pólio era o segundo maior medo dos americanos, perdendo apenas para um ataque a bomba atômica. Mas graças a Jonas Salk, o problema começou a ser resolvido.

No Brasil foram registrados cerca de 26 mil casos entre os anos de 1968 e 1989. Após 1989, não foram mais registrados casos da doença no país.

Atualmente existem dois tipos de vacina contra a pólio. A administrada por injeção, onde é utilizado o vírus inativo e a via oral em que se usa o vírus enfraquecido. A vacina oral foi criada por Albert Sabin e começou a ser utilizada em 1961. Hoje, as vacinas estão na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde.

Jonas Salk dedicou sua vida a pesquisa e desenvolvimento de vacinas. “A quem pertence a minha vacina? Ao povo! Você pode patentear o sol?”, dizia ele. Nos últimos anos de sua vida ele trabalhou para tentar encontrar uma cura para a Aids. Salk faleceu em 23 de junho de 1995, aos 80 anos de idade, devido a insuficiência cardíaca.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios