Curiosidades

12 de junho na história: Nelson Mandela é condenado à prisão perpétua

Mandela lutava contra a segregação de brancos e negros na África do Sul

No dia 12 de junho de 1964, o sul-africano Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua. Mandela foi considerado culpado pelo governo da época por conspiração e sabotagem.

Militante contra o apartheid, Mandela liderou grupos contra o regime do país que privilegiava os brancos e tratava os negros como seres inferiores.

Durante seu julgamento, Mandela teve a oportunidade de falar e discursou por quatro horas e concluiu com as seguintes palavras: “Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”.

A condenação à prisão perpétua foi considerada uma forma de clemência, já que a pena máxima era a morte e se esperava que essa fosse sua condenação.

Após ser julgado e condenado, Mandela foi levado para a prisão da Ilha Robben, Mandela ocupou a cela com número 466/64, que tinha as dimensões reduzidas de 2,5 metros por 2,1 metros, com uma pequena janela de 30 cm. Já em 1982, foi transferido para a Prisão de Pollsmor, de segurança máxima. Seis anos depois foi transferido novamente, agora para um presídio de segurança mínima: a Prisão de Victor Verster. Lá passou a morar numa cabana no complexo penitenciário.

cela 466/64 na Ilha Robben. (Credito: www.vaiqueviajo.com.br)

Com o regime do apartheid chegando ao fim, mas ainda em vigor, Mandela foi solto em fevereiro de 1990. Suas primeiras palavras fora da prisão foram: “Estou feliz e, ao mesmo tempo, profundamente triste em poder voltar a Soweto. O que me entristece é ver que vocês continuam sofrendo sob o sistema desumano do apartheid”.

Quatro anos após ser liberado da prisão, Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro da história da África do Sul e pôs fim ao apartheid no país.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios