Curiosidades

12 de outubro na história: Tropa de Elite é lançado nos cinemas

O filme fez grande sucesso no também no exterior, sendo premiado no Festival de Berlim

No dia 12 de outubro de 2007, um grande sucesso de produção brasileira, o filme Tropa de Elite foi lançando nos cinemas nacionais. Além de estourar nas bilheterias, a produção policial sobre a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro teve grande impacto na opinião pública.

A trama dirigida por José Padilha, que também escreveu seu roteiro, com Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel, gira em torno das ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Meses antes de chegar aos cinemas, o filme já causou polêmica por ter vazado para o mercado pirata e a internet. Contudo, isso não impediu o sucesso de bilheteria do filme.

Um dos papéis mais emblemáticos do filme, que entrou para cultura popular, é a do Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. O personagem consagrou o ator nos quatros cantos do país e no exterior.

O filme também sagrou frases como “Pede pra sair” e “Missão dada é missão cumprida”. O elenco contou também com André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Paulo Vilela, Fernanda de Freitas, Maria Ribeiro e Fábio Lago. A produção custou R$ 10,5 milhões para um total arrecadado de R$ 24,6.

A obra recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008. Sua continuação, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, foi lançada no dia 8 de outubro de 2010.

 

Fonte: History.com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios