CuriosidadesFutebol

13 de julho na história: Tem início a primeira Copa do Mundo de Futebol

Competição realizada no Uruguai teve os donos da casa como grandes campeões

Em 13 de julho de 1930 tinha início a primeira Copa do Mundo de futebol. Organizada pela Fifa, a copa aconteceu no Uruguai entre os dias 13 e 30 de julho.

A iniciativa de realizar uma copa do mundo de futebol foi tomada após o esporte ter sido retirado das Olimpíadas de Los Angeles que aconteceria em 1932. Já que o futebol não participaria do evento esportivo mais importante do mundo, Jules Rimet, presidente da Fifa, decidiu criar um evento envolvendo apenas esse esporte.

O Uruguai foi escolhido como sede após se candidatar junto de Itália, Suécia, Países Baixos, Espanha. Da candidatura até o dia da votação, os europeus acabaram abrindo mão de sediar o evento. A Fifa também escolheu o Uruguai como forma de homenagear o país pelo centenário de sua independência e por ser o atual bicampeão olímpico de futebol, torneio entre seleções mais importante do mundo naquele época.

Devido a depressão da Europa, várias seleções não puderam ou não quiseram participar. Seus jogadores tinham medo de abandonar seus empregos para ir jogar e quando voltarem não terem mais trabalho. Itália, a Espanha, a Alemanha e a Holanda não puderam participar.

A competição teve 13 participantes, eram eles: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, República Socialista Federativa da Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Roménia e Uruguai.

Quase 70 mil pessoas estiveram presentes na final entre Uruguai e Argentina. Os uruguaios venceram a disputa por 4 a 2. As duas seleções já haviam se encarado dois anos antes na final das Olimpíadas, também com vitória uruguaia. Assim, o Uruguai tornou-se o primeiro campeão do mundo de futebol.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios