Curiosidades

13 de novembro na história: Ocorre o Domingo Sangrento em Londres

Tudo começou com um protesto contra o desemprego

O Domingo Sangrento, ocorrido em Londres, em 13 de novembro de 1887, é o nome dado a um protesto contra o desemprego, a repressão na Irlanda e a prisão do Membro do Parlamento William O´Brie, um agitador político irlandês que batalhava por reformas agrárias na Irlanda. O protesto foi organizado pelo Federação Social Democrática e pela Liga Nacional Irlandesa.

Neste dia, ocorreram violentos confrontos entre a polícia e manifestantes, que estavam armados com barras de ferro, facas e tubos de gás. Relatos apontam que 400 pessoas foram presas, 75 ficaram seriamente feridos, dois policiais foram esfaqueados e um protestante foi ferido com uma baioneta. Em torno de 30 mil pessoas protestaram na Trafalgar Square, no centro de Londres. Ao menos 10 mil marcharam de várias direções da cidade, entre eles o dramaturgo George Bernard Shaw. Dois mil policiais e 400 soldados foram destacados para conter a manifestação.

Um novo protesto foi organizado para a semana seguinte, no dia 20 de novembro, resultando em mais confrontos e na morte do jovem Alfred Linnell, que não resistiu ao ferimentos sofridos após ser atropelado por um cavalo e morreu no dia seguinte no hospital.

O Domingo Sangrento e suas consequências representaram importantes fatos na história da esquerda política britânica e irlandesa e foram eventos cruciais de mídia, que colocou em foco a “questão social” para a classe média, em grande parte por conta da condição de pobreza da parte leste da cidade, chamada de “East End” de Londres.

 

Fonte: History.com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios