Curiosidades

14 de novembro na história: É publicado Moby Dick, o livro da Baleia Assassina

O sucesso da obra só foi reconhecido 69 anos após sua primeira publicação

Um dos livros clássicos da literatura, Moby Dick, era publicado em 14 de novembro de 1851, nos Estados Unidos. Escrito pelo norte-americano Herman Melville, inicialmente, a obra foi publicada em três volumes com o título de A Baleia (The Whale) e não foi bem aceita pelo público e pela crítica.

A história trágica é sobre o confronto entre a tripulação de um navio e Moby Dick, uma baleia cachalote que aterroriza os mares. Ismael, um veterano do mar, entra no ramo da pesca baleeira junto com seu melhor amigo, Queequeg, de olho nos lucros deste rentável negócio. Ambos viajam para uma aventura no navio The Pequod, do louco capitão Ahab, que tem um objetivo pessoal: matar Moby Dick, que arrancou sua perna. Este confronto entre o ser humano e o animal é recheado de lições filosóficas relacionadas à ambição. O início do livro também se tornou muito popular: “Me chame de Ismael”.

Autor da clássica história, Melville morreu em 1891, esquecido pelo universo literário. Em 1865, ele abandonou a atividade de escritor, pois já não ganhava dinheiro suficiente para pagar as contas. Arranjou um emprego de inspetor de alfândega, profissão em que ficou durante 20 anos. Apenas na década de 1920 suas obras foram redescobertas, entre elas Moby Dick, que se tornaria um marco nas escolas de literatura dos EUA. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que afundou após ser atingido por uma baleia em 1823. O livro, por sua vez, foi adaptado para uma série de desenho animado e filmes no cinema, em que Moby Dick ficou eternizada como “a baleia assassina”.

 

Fonte: History.com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios