Curiosidades

15 de junho na história: Acre é elevado a categoria de Estado

O Acre foi o último território anexado no Brasil no início do século XX

Em 15 de junho de 1962, o Acre foi elevado para a condição de Estado. Ele se encontra na região norte do país e apresenta diferença de uma hora de fuso horário em relação a Brasília. O Acre foi o último território a ser anexado no Brasil.

Durante o período colonial, o Acre pertencia a Bolívia. Apesar disso, era vastamente popularizado por brasileiros que lá trabalhavam como seringueiros. Por serem brasileiros em território estrangeiro, isso causou diversos conflitos entre os bolivianos e os seringueiros.

Após vários conflitos, o Brasil decidiu comprar aquele território da Bolívia, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis. O Acre foi adquirido pelo valor de 2 milhões de libras esterlinas.

Embora tenha sido adquirido no começo do século XX, apenas em 1962 ele passou a ser considerado um Estado, pelo presidente João Goulart. O fato ocorreu graças a região ter atingido o nível de arrecadação fiscal exigido pela constituição de 1946.

A bandeira do Estado possui três cores: Amarelo, verde e vermelho. O amarelo representa as riquezas mineiras, o verde as matas e o vermelho é uma homenagem aos brasileiros mortos durante os conflitos contra os bolivianos.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios