Curiosidades

16 de julho na história: Primeira bomba atômica do mundo é testada com sucesso

Cria do Projeto Manhattan, a bomba explodiu no deserto do Novo México e abriu as portas para um nível de guerra mais elevado

Às 5h29min45seg do dia 16 de julho de 1945, chegava ao fim o Projeto Manhattan com a explosão da primeira bomba atômica do mundo em Alamogordo, no Novo México.

O general Leslie R. Groves estava no comando de um projeto, junto às maiores mentes da ciência, para descobrir como aproveitar o poder do átomo como um meio de levar a guerra a um fim decisivo.

O projeto recebeu esse nome devido ao lugar onde começou, mas não ficou só em Manhattan, passou por Chicago, local de muito trabalho teórico e terminou no Novo México com a grande explosão.

Na manhã do dia 16, no deserto do Novo México, a 163 quilômetros de Santa Fe, a primeira bomba atômica do mundo explodiu. Os cientistas ficaram observando a explosão em uma distância de 9 quilômetros. Eles puderam observar a nuvem em formato de cogumelo de luz ardente, que se alongou por 12 quilômetros no ar e produziu um poder destrutivo equivalente a 15 mil e 20 mil toneladas de TNT. A torre que segurava a bomba no momento da explosão simplesmente virou pó.

Com a bomba pronta, faltava um alvo. A Alemanha seria o principal, mas já havia se retirado da guerra. Sobrou o Japão de alvo, já que os japoneses teimavam em não desistir, foram forçados pelo terror nuclear a pararem. O Projeto Manhattan, originalmente, custaria U$ 6 mil, mas no final saiu por U$ 2 bilhões.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios