Curiosidades

16 de maio na história: Junko Tabei se torna a primeira mulher a conquistar o Monte Everest

A alpinista japonesa liderou uma expedição feminina que escalaria o monte

Em 16 de maio de 1975, Junko Tabei chega ao cume do Monte Everest, se tornando a primeira mulher a realizar o feito.

A alpinista japonesa era formada em literatura inglesa. Ainda na universidade, tornou-se membro da equipe de montanhismo. Em 1969, criou o Clube Feminino de Montanhismo do Japão. Também escalou o Monte Matterhorn, nos Alpes suíços. Em 1972, ela já era uma alpinista respeitada.

Em 1974, o jornal Yomiuri Shimbun e a rede de televisão Nihon fizeram um seleção das melhores alpinistas femininas para a missão de escalar o Everest. Tabei foi umas das quinze selecionadas.

Após intenso treinamento, foram ao monte, onde os guias os levaram pelo mesmo caminho que Edmund Hillary e Tenzing Norgay, os primeiros a escalarem o Everest.

No momento em que o grupo acampava a 6.300 metros de altura, uma avalanche atingiu o acampamento em que estavam. As mulheres e os guias foram cobertos pela neve. Junko chegou a ficar alguns minutos desacordada, sendo resgatada por um dos guias. Apesar dos problemas, ela não desistiu e liderou a expedição. Doze dias depois, chegaram ao cume, sendo ela a primeira mulher a pisar no cume do preponderante monte.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios