Curiosidades

16 de março na história: Parque Zoológico de São Paulo é inaugurado

Com mais de 400 animais, o zoológico se tornou o maior zoológico do país

Em 16 de março de 1958 é inaugurado o Parque Zoológico de São Paulo, no Brasil. Localizado na Zona Sul da capital paulista, é o maior zoológico do país. Com uma área de 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica original, com quatro quilômetros de alamedas. No total, o zoológico tem um pouco mais de 400 animais.

Em junho de 1957 o zoológico começou a ser criado. Sua criação se deve ao então governador Jânio Quadros que instruiu o Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Emílio Varoli a fazê-lo.

Os primeiros animais exóticos, como leões, ursos e girafas, foram adquiridos de circos particulares. Já os animais da fauna brasileira, foram adquiridos em Botucatu.

A inauguração seria para acontecer em janeiro de 1958, no entanto, as fortes chuvas daquele ano adiaram o evento para o dia 16 de março. Em sua apresentação ele já possuía mais de 400 animas, entre eles: 9 cervos; 2 onças pintadas e 1 preta; 3 jaguatiricas; dois gatos do mato; 1 urso; 23 papagaios; 3 ararinhas-azuis; e o rinoceronte Cacareco. O rinoceronte ficou famoso pelo episódio de ter sido eleito vereador nas eleições de outubro de 1958.

Pelo Livro dos Recordes, desde 1994 esse é o maior zoológico do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios