Curiosidades

25 de abril de 1974: Revolução dos Cravos põe fim a ditadura de Portugal

Fim da ditadura salazarista marcou o início do Estado Novo e permitiu a independência das últimas colônias portuguesas

Em 25 de abril de 1974, ocorreu a Revolução dos Cravos. A revolução foi um movimento político e social que aconteceu em Portugal, colocando fim a ditadura de Antônio Oliveira Salazar. Foi a ditadura mais longa da Europa, tendo início em 1926.

Embora Salazar tenha falecido em 1970, sua ditadura fascista continuou em pé e, em 1974, o primeiro ministro português era Marcelo Caetano.

O fim desse regime marca o início do que ficou conhecido como Estado Novo, que permitiu que as últimas colônias portuguesas conseguissem sua independência.

As ações militares que iniciaram a revolução foram comandadas pelo comandante Salgueiro Maia. A frente das forças da Escola Prática de Cavalaria, foi ocupado Terreiro do Paço na manhã do dia 25.

Com a pressão dos militares cercando o quartel, Marcelo Caetano se viu obrigado a renunciar e o regime salazarista encontrou seu fim.

A revolução ganhou esse nome graças a Celeste Caeiro. A mulher, que trabalhava em um restaurante, começou a distribuir cravos vermelhos para a população que ofereceu para os soldados. Os militares que receberam as flores colocaram-as no cano de suas armas. Por isso o movimento ficou conhecido como “Revolução dos Cravos”.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios