Esportes

26 de março na história: Nasce Éder Jofre, o maior pugilista brasileiro da história

Jofre venceu diversos cinturões internacionais que lhe renderam o título de maior peso-galo da história

Em 26 de março de 1936, nasce um dos maiores pugilistas brasileiros da história, Éder Jofre, atualmente com 82 anos de idade. Muitos especialistas internacionais de boxe o consideram como o maior peso-galo da história do esporte.

Éder nasceu no centro de São Paulo e já pertencia a uma família de boxeadores. Seu pai, “Kid Jofre”, foi um pugilista respeitável e foi o responsável de ensinar a nobre arte ao filho.

Como amador, Éder se destacou na categoria peso-mosca. Invicto, em 1956, passou para o peso-galo, onde representou o Brasil no latino-americano de Montevidéu e participou das Olimpíadas de Melbourne, Austrália, onde chegou até as quartas de final. No ano seguinte ele se profissionalizou e já em 1958 conquistou o título brasileiro dos galos.

Como profissional ele também foi: Campeão Sul-americano dos galos, 1960; Campeão Mundial da AMB (Associação Mundial de Boxe) dos galos, 1960; Campeão Unificado (títulos pelas federações americanas e europeias) dos galos, 1962; Campeão Mundial dos penas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) – 1973

Em toda sua carreira ele lutou 81 vezes. Venceu 75, 52 foram por nocaute. Ele empatou 4 vezes e perdeu apenas 2, ambas para o japonês Fighting Harada.

Prêmios e homenagens

Durante e depois de sua carreira como pugilista, ele recebeu diversos prêmios entre eles o de melhor peso-galo do mundo em 1963. O Conselho Mundial de Boxe o considerou o melhor peso-galo de toda história. Ele também se tornou o único brasileiro no Hall da Fama do Boxe em 1992. A revista “The Ring” o escolheu como o melhor lutador da década de 1960, ficando à frente de Muhammad Ali que ficou em segundo. Atualmente, o lutador que conseguir defender cinco vezes o cinturão dos galos da Associação Mundial de Boxe recebe um cinturão de super campeão denominado Éder Jofre.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios