Geral

27 de dezembro na história: Nasce Johannes Kepler, responsável por compreender as órbitas dos planetas

Além de astrônomo, Kepler também era filósofo

No dia 27 de dezembro de 1571 nascia em Weil der Stadt, na Alemanha, o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, responsável pelo descobrimento da viagem dos planetas em órbitas elípticas. De origem humilde, ele recebeu uma bolsa para estudar na Universidade de Tübingen.

Em 1954, tornou-se professor de matemática na Áustria e, tempos depois, desenvolveu uma teoria mística de que o cosmos foi construído por cinco poliedros regulares, dentro de uma esfera, com um planeta entre cada par. Ele enviou o seu artigo para Tycho Brahe, que convidou Kepler para integrar sua equipe de pesquisa. Na tentativa de entender a refração atmosférica da luz, ele se tornou o primeiro a explicar exatamente como a luz se comporta dentro do olho, como os óculos podem melhorar a visão e o que acontece com a luz em um telescópio.

Em 1609 ele publicou sua descoberta de que a órbita de Marte era uma elipse e não um círculo perfeito como se imaginava até então sobre as órbitas dos planetas celestes. Este fato serviu de base para a primeira das três leis de Kepler sobre o movimento planetário. Ele também determinou que os planetas se movem mais rapidamente conforme eles se aproximam do Sol (segunda lei). Em 1619, ele mostrou que uma simples fórmula matemática pode relacionar os períodos das órbitas dos planetas com a sua distância do Sol (terceira lei). Em 1620, ele defendeu sua mãe de acusações de feitiçaria, preservando assim sua própria reputação. O cientistsa morreu no dia 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha.

 

Fonte: History.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios