Política

Em visita aos EUA, Bolsonaro se diz preocupado com eleições na Argentina

Bolsonaro se encontrou com o ex-presidente americano George Bush

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na tarde de ontem, 15, em Dallas, no estado do Texas, com o ex-presidente norte-americano George W. Bush. Na saída do encontro o presidente brasileiro conversou com a imprensa e classificou a reunião de cordial. De acordo com Bolsonaro, eles trataram de vários assuntos, entre eles a crise na Venezuela e as eleições na Argentina.

“Eu rapidamente passei da Venezuela para a Argentina, porque há possibilidade de voltar a senhora ex-presidente [Cristina Kirchner] e, em voltando, nós podemos correr o risco de, dada a economia deles não estar indo bem, e o populismo voltar àquele local, nós termos uma nova Venezuela no sul da América do Sul”, disse o presidente. O país vizinho realiza eleições presidenciais em outubro e o atual presidente, Maurício Macri, deverá disputar a reeleição contra sua antecessora, Cristina Kirchner. Nas pesquisas de intenção de voto, Kirchner tem aparecido à frente do atual mandatário do país.

“Apesar de nós não nos envolvermos na política externa, como cidadão, como patriota, como democrata e amante da liberdade, nós gostaríamos que a Argentina não retrocedesse nessa questão ideológica”, acrescentou Bolsonaro, em referência a uma possível volta de Cristina Kirchner ao poder.

O presidente brasileiro disse que Bush, como é tradição no país, evitou comentar sobre o governo atual e voltou a reforçar o desejo de aproximação entre Brasil e Estados Unidos. “É tradição dos ex-presidentes não se envolverem na política atual, nem criticar ou elogiar o presidente de momento, mas o que ele nos falou mostra uma democracia bastante amadurecida aqui, a gente queria que isso chegasse ao Brasil”, disse.

Algumas horas após a reunião, Bolsonaro postou uma foto dos dois em sua página no Twitter e escreveu que o encontro foi “saudável” e “produtivo”. “Na tarde de hoje encontrei-me com o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu escritório no Texas. Uma saudável e produtiva conversa. Seguimos trabalhando e buscando conquistar cada vez mais a confiança do mundo no Brasil”, tuitou.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1128788241044377602?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1128788241044377602&ref_url=http%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Finternacional%2Fnoticia%2F2019-05%2Fnos-eua-bolsonaro-se-diz-preocupado-com-eleicoes-argentinas

 

Fonte: Agência Brasil EBC

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios