
O novo diretor geral brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna afirmou que a energia deve ficar mais barata. Isso se dá já que eles pretendem negociar com o lado paraguaio para conseguir um novo valor. O general afirmou isso em uma conversa com na última segunda, 24 de fevereiro, com a agência de notícias Reuters.
A proposta para que isso ocorra é negociar com o Paraguai o valor de compra da energia excedente comprada pelo Brasil. Ambos países possuem direito a 50% da energia produzida. No entanto, o Paraguai não utiliza toda a sua parte da energia. Essa energia que sobra é vendida para o Brasil.
Durante o Governo Lula houve um reajuste que favoreceu o Paraguai. O general estima que pagamos o triplo do que se pagava antes desse reajuste.
Luna afirma que será possível sentar e conversar com o lado paraguaio e conseguir um resultado que agrade ambos os lados. Desse modo, o Brasil paga o quanto a energia realmente vale e, por consequência, o valor final passado para os consumidores também reduzirá.
Fonte: Reuters