GeralPolítica

Energia gerada em Itaipu deve ficar mais barata

Em conversa com a agência Reuters o novo diretor geral explica como isso pode acontecer

O novo diretor geral brasileiro da usina hidrelétrica de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna afirmou que a energia deve ficar mais barata. Isso se dá já que eles pretendem negociar com o lado paraguaio para conseguir um novo valor. O general afirmou isso em uma conversa com na última segunda, 24 de fevereiro, com a agência de notícias Reuters.

A proposta para que isso ocorra é negociar com o Paraguai o valor de compra da energia excedente comprada pelo Brasil. Ambos países possuem direito a 50% da energia produzida. No entanto, o Paraguai não utiliza toda a sua parte da energia. Essa energia que sobra é vendida para o Brasil.

Durante o Governo Lula houve um reajuste que favoreceu o Paraguai. O general estima que pagamos o triplo do que se pagava antes desse reajuste.

Luna afirma que será possível sentar e conversar com o lado paraguaio e conseguir um resultado que agrade ambos os lados. Desse modo, o Brasil paga o quanto a energia realmente vale e, por consequência, o valor final passado para os consumidores também reduzirá.

Fonte: Reuters

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios