O mito de que gato não gosta do dono, mas da casa!
Gato gosta do dono. Gatos são animais de estimação altamente comuns, pois, por se tratar de uma linhagem muito comum, fértil e com habilidades para subir paredes, encontrar abrigo muitas vezes é sinônimo de facilidade para esses pets, tendo assim convivências diretas.
Mas não é incomum ouvir um ditado popular que diz que o gato tem apego emocional à casa e não aos donos. Hoje, vamos desmistificar isso, pois vou descrever minha experiência com minha gatinha de estimação chamada Minerva, que tem laços profundos com toda a família, e sim, a casa passa a ser apenas um detalhe.
Minerva: A Gata que Mostra o Vínculo com Seus Tutores
Minha gatinha Minerva de estimação foi um presente; recebi ela quando ainda era muito filhote e não hesitei em cuidar dela, dando todo o apoio necessário para o seu crescimento. Gato gosta do dono, e Minerva é um exemplo disso. Ela se tornou uma gata forte e já tem 7 anos de idade.
Minerva é uma gata extremamente amorosa, pois sempre que pode, está se roçando em minhas pernas, demonstrando seu grau de afeto. Ela também ama dormir no meu quarto. Tem sua caminha, mas muitas vezes até prefere a cama, mesmo gostando de ter algumas horas de passeio durante o dia — o que é bem comum aos gatos.
Ela faz isso, mas rapidamente volta para casa. Quando chega, costuma avisar com miados e demonstra afeto ao retornar para o lar.
A Confiança e o Carinho dos Gatos com Seus Tutores
Ela não costuma ficar muito tempo fora de casa, pois demonstra grande confiança no nosso lar familiar. A maior prova de que ela opta por tutores e não por espaços como casas é que, quando nos mudamos, ela não apresentou resistência à mudança, mas estava feliz e segura por saber que estava com toda a família. De fato, gato gosta do dono.
Ela costumava acompanhar a minha mãe até a padaria para comprar pão e esperava do lado de fora, retornando de forma tranquila para casa junto a ela.
Eu sei, agora você deve ter pensado que isso parece mais um comportamento de cachorro, não é? Mas eu posso te garantir que gatos são tão amorosos quanto.
A diferença é que eles possuem uma autonomia emocional única, onde, mesmo que o seu dono passe o dia fora de casa trabalhando, eles confiam que o tutor irá voltar e não se sentem tristes. Eles demonstram confiança e se alegram ao final do dia quando veem o tutor de volta.
A Autonomia dos Gatos e o Vínculo com a Família
Em relação às qualidades, são inúmeras as vantagens de ter um gato de estimação. Eles definitivamente ajudam a manter a casa protegida contra répteis, oferecendo maior segurança nesse sentido.
São animais sociáveis e também interagem bem com bebês, pois demonstram inteligência suficiente para essa interação e não apresentam risco.
A independência desse animal nos deixa, enquanto tutores, um pouco mais tranquilos, pois ele se apresenta de forma forte e autossuficiente. Talvez seja daí a desconfiança de que ele prefere a casa e não o dono, mas não funciona assim.
Gatos Realmente Amam Seus Tutores
Tenho certeza de que, depois dessas informações, você não vai pensar duas vezes antes de ter um gatinho de estimação também.
E aí, você já possuiu ou vai ter um gato a partir de agora? Conte aqui nos comentários e compartilhe o post com seus amigos nas suas redes sociais.