Geral

Prefeitura dá início às obras do novo aterro sanitário

Itapira/SP

Tem início no próximo dia 25 de março as obras no novo aterro sanitário, que será em uma área de 6,4 hectares localizada na Rodovia SP 352, km 175 (Itapira x Jacutinga), ao lado do aterro atual. Nesta primeira etapa, os trabalhos serão concentrados na limpeza e terraplenagem para preparação da primeira e segunda camada, com investimento de aproximadamente R$510.000,00 conforme concorrência pública realizada para tal finalidade. Ao todo, o novo aterro sanitário demandara um investimento de 20 milhões de reais ao longo de sua vida útil, que deve ser de aproxiomadamente 20 anos.

O estudo do projeto executivo do novo aterro concluiu que Itapira gera hoje aproximadamente 60 toneladas de resíduos orgânicos ao dia, sendo que todo esse material possui uma destinação correta. O atual aterro sanitário está completando 20 anos utilizando a mesma área, evitando a deteriorização da saúde ambiental e, consequentemente, da saúde pública. A operação do empreendimento ocorre conforme a legislação vigente e sob fiscalização do órgão ambiental estadual Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que após análise confirmou que o local está apto a continuar recebendo os resíduos orgânicos.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura vem trabalhando no licenciamento de uma nova área, localizada ao lado do atual aterro. No segundo semestre de 2018, foi concedida a licença prévia e de instalação, após o cumprimento de inúmeras exigências técnicas como elaboração de estudos, projetos básico e executivo que demostraram a viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Com o início das obras do novo aterro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dará início à solicitação da licenças de operação junto a Cetesb. Após a emissão do documento, o local já estará liberado para disposição de resíduos. “Os projetos desse novo empreendimento foram muito bem estruturados aproveitando praticamente toda a área disponível e seguindo os moldes tecnológicos de conceitos sobre aterros sanitários. Foram quatro anos de trabalho incansáveis para chegarmos a mais esta conquista que não é só da Prefeitura e sim de toda população itapirense. Agradecemos o empenho do Prefeito Paganini e do Deputado Barros Munhoz que deu todo o respaldo necessário para esse passo importante para o município”, declarou o secretário José Alair de Oliveira.

Mostrar mais

info24

Baixe nosso aplicativo para seu celular ANDROID e receba todas notícias diariamente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios