Geral

Tecnologia poderá ser usada para detectar motoristas drogados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha para apresentar uma proposta de utilização dessa tecnologia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu instituir um grupo de trabalho para estudar a utilização de tecnologias de screening (rastreamento). Essa tecnologia serve para a detecção de motoristas dirigindo sob efeito de substâncias psicoativas.

A portaria instituindo o grupo de trabalho está publicada no Diário Oficial da União do último dia 12. Seus integrantes terão um prazo de 12 meses para a conclusão das atividades e apresentarem um relatório ao secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

A tecnologia é semelhante ao bafômetro, que detecta o teor alcoólico dos motoristas. Países como Canadá, Estados Unidos e Austrália usam as chamadas tecnologias de screening. O aparelho identifica, em cinco minutos, a presença de drogas como maconha, cocaína e anfetaminas a partir de amostras de saliva de motoristas.

O grupo de trabalho será composto por representantes da Senad, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal. O trabalho será coordenado pelo representante da Senad.

 

Fonte: Agência Brasil EBC

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios