Saúde

Unimed unifica ações em hospitais contra o Covid-19

Uma das iniciativas foi a ampliação de leitos de UTIs nos hospitais 22 de Outubro, São Francisco e Santa Casa de Itapira

Devido ao avanço do Covid-19 (coronavírus), a URBM (Unimed Regional da Baixa Mogiana) criou um comitê exclusivo para tratar dos assuntos relativos à pandemia. O grupo é formado pelas médicas infectologistas Fabiana Sinisgalli Romanello Resende, Priscila de Marco da Silveira Frazão, pelo cirurgião torácico Guilherme Dalle Vedove Barbosa e pelo especialista em atenção primária à saúde, Luis Gustavo Carpi.

Também fazem parte do comitê o diretor-superintendente da Unimed, Raji Rezek Ajub e o atual presidente da URBM, Dilvo Ferreira Lopes. O comitê já está trabalhando para por em prática alguns iniciativas. A primeira foi unificar as ações nos hospitais credenciados 22 de Outubro, São Francisco (Mogi Guaçu) e Santa Casa de Itapira.

Porém, uma das ações mais importantes já tomadas até o momento foi a ampliação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). No 22 de Outubro e no São Francisco, por exemplo, os leitos de UTIs passaram de 10 para 20. Essa medida também veio acompanhada do aluguel de respiradores para equipar os novos leitos.

Além de reuniões semanais, o grupo também já definiu os protocolos de atendimento dos suspeitos da Covid-19 que, inclusive, deverá ser adotado como modelo pelos consultórios dos demais médicos cooperados. Já nos hospitais, optou-se por adequar espaços para o pronto atendimento dos pacientes que apresentam sintomas de gripe.

Esses ambulatórios de síndrome gripal, também chamados de “gripario”, já estão em funcionamento no 22 de Outubro, São Francisco e Santa Casa de Itapira. São espaços especialmente preparados para receber pacientes com sintomas de gripe ou mesmo do Covid-19. “Com isso, evita-se a possibilidade de infecção de outros pacientes que aguardam atendimento na recepção”, explicou Raji.

Ele adiantou que os funcionários que irão trabalhar nesses ambulatórios já receberam treinamento especial para conhecer o protocolo de atendimento e o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para essa missão.

PREFEITURA

Outra medida adotada pelo comitê foi o de manter contato diário com as CCIH (Comissões de Controle de Infecção Hospitalar) para envio de boletins diário sobre os casos atendidos nos hospitais credenciados. Raji fez questão de frisar que todas as medidas que estão sendo tomadas, seguem as orientações do Ministério da Saúde.

Para reforçar a orientação dos associados, a URBM também criou um material informativo que está sendo divulgado nas redes sociais sobre o atendimento enquanto durar o surto do Covid-19. Para Raji, o mais importante é garantir a saúde e o bem-estar dos mais de 90 mil associados da Unimed da Baixa Mogiana.

Etiquetas
Mostrar mais

info24

Baixe nosso aplicativo para seu celular ANDROID e receba todas notícias diariamente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios