Esportes

Wehrlein da Porsche garante primeira vitória no eP do México da Fórmula E

O Brasileiro Lucas Di Grassi largou em 14º mas chegou em 12º

Pascal Wehrlein enfim fez sua estrela brilhar na Fórmula E. Neste sábado (12), o piloto manteve ritmo competitivo durante toda a prova para garantir sua primeira vitória no ePrix do México e puxou dobradinha com André Lotterer.

O alemão da Porsche largou da pole-position, mas ao longo da prova acabou perdendo posição para Edoardo Mortara. O então líder da classificação 2022 manteve a ponta por grande parte da disputa.

Entretanto, o suíço da Venturi foi perdendo ritmo, enquanto a marca alemã só crescia no Autódromo Hermanos Rodríguez. Então, mesmo com pouca energia no fim, cruzou a linha de chegada na primeira colocação.

Lotterer terminou o dia na segunda colocação e Jean-Éric Vergne completando o pódio do dia. António Félix da Costa, também da Techeetah, e Edoardo Mortara fecharam o top-5.

Confira como foi o ePrix do México da Fórmula E:

O Autódromo Hermanos Rodríguez voltou a receber a Fórmula E após um ano longe. A prova no México marcou a segunda etapa da temporada 2022, após a abertura do calendário ter sido feita em rodada dupla na Arábia Saudita.

Mais cedo, pilotos foram para a pista para a classificação. Quem ficou com a posição de honra do grid foi Pascal Wehrlein da Porsche, enquanto o atual líder do campeonato, Edoardo Mortara, saiu em segundo.

Já os brasileiros tiveram uma tomada de tempos bastante complicada. Os dois foram para o traçado no grupo 1 com Lucas di Grassi alinhando na 14ª colocação e Sergio Sette Câmara saindo em 20º.

Largada autorizada e o alemão conseguiu manter a primeira colocação, enquanto o suíço da Venturi tentou atacar o ponteiro, mas ainda precisou segurar a pressão de André Lotterer, o terceiro colocado.

O trio da ponta tentava se desgarrar, enquanto a dupla da Techeetah, Jean-Éric Vergne e António Félix da Costa, tentavam acompanhar. Neste ponto, uma bandeira amarela foi necessária na curva 11 por um problema de Alexander Sims.

Enquanto a Porsche vinha em ritmo competitivo e bom final de semana, a Mercedes sofria. Ncyk de Vries estava apenas na sétima colocação com 37 minutos para o fim, enquanto Stoffel Vandoorne era o nono.

De forma espetacular, Mortara atacou Wehrlein para assumir a primeira colocação. O alemão tentou segurar, mas viu o adversário tomar a ponta e quase também perdeu a segunda posição para o companheiro Lotterer.

Neste momento, a ordem na tabela era Mortara, Wehrlein, Lotterer, Vergne, Da Costa, Robin Frinjs, Nick Cassidy, De Vries, Vandoorne e Lucas di Grassi completando os dez primeiros colocados.

Da Costa sofreu um problema durante a prova. O paralama se soltou e o piloto ficou arrastando pela pista, perdendo algumas posições e parando na sexta colocação, passado por Lotterer e Frinjs.

Com 25 minutos para o fim, Cassidy e Oliver Turvey eram os únicos pilotos que ainda não haviam passado pelo modo ataque. Para a prova do México, eram necessárias duas ativações com quatro minutos de duração cada.

Após ter assumido a primeira colocação, Mortara abriu respiro de 0s608 para o restante do pelotão. Mas Vergne começou a tirar a desvantagem para o ponteiro suíço, tendo espaço de mais de 1s7 para Wehrlein, o terceiro.

Da Costa sofreu um problema durante a prova. O paralama se soltou e o piloto ficou arrastando pela pista, perdendo algumas posições e parando na sexta colocação, passado por Lotterer e Frinjs.

Com 25 minutos para o fim, Cassidy e Oliver Turvey eram os únicos pilotos que ainda não haviam passado pelo modo ataque. Para a prova do México, eram necessárias duas ativações com quatro minutos de duração cada.

Após ter assumido a primeira colocação, Mortara abriu respiro de 0s608 para o restante do pelotão. Mas Vergne começou a tirar a desvantagem para o ponteiro suíço, tendo espaço de mais de 1s7 para Wehrlein, o terceiro.

Entre os brasileiros, Di Grassi era o melhor colocado. Após ter largado da 14ª colocação, o piloto da Venturi ocupava a 12ª colocação – inclusive, em uma tentativa de ultrapassagem abriu demais, mas manteve a posição.

As coisas estavam bastante movimentadas, especialmente nas primeiras colocações. Wehrlein deu um bote em cima do companheiro Lotterer e tomou a segunda colocação, enquanto Frinjs passou Vergne e se colocou em quarto.

Com pouco menos de 13 minutos para o fim, a Porsche conseguiu dar um bote duplo certeiro. Wehrlein reassumiu a primeira colocação enquanto Lotterer vinha em segundo, com Mortara caindo para terceiro.

Pascal está com a vitória engasgada por ter perdido dois triunfos no país. Inclusive, na última passagem, chegou em primeiro, mas por um erro da equipe, acabou desclassificado e viu a vitória ir embora.

Restando menos de oito minutos e mais uma volta, a maior parte dos pilotos tinha 20% de energia disponível. Neste momento, em uma ultrapassagem por dentro, Robin conseguiu tirar Edoardo do pódio ao tomar a terceira colocação.

Na parte final da prova, Mortara, que até então sustentava a liderança do campeonato, vinha perdendo ritmo. Após ter perdido a primeira colocação, começou também a ser pressionado por Vergne, que vinha na quinta colocação.

Enquanto isso, a dupla da Porsche já havia se desgarrado do restante do pelotão e começaram um embate caseiro. Lotterer já estava embutido no Wehrlein com pouco mais de 0s4 do ponteiro alemão, mas sem ter feito um ataque efeito. Mais atrás, Mortara perdeu posições para a dupla da Techeetah.

As posições não paravam de mudar mesmo com poucos instantes antes de terminar a prova. Enquanto a dupla da Porsche seguia na ponta, Edoardo conseguiu consumar a ultrapassagem em cima de Robin, voltando para quinto.

Mas o competidor da Envision não queria se dar por vencido. Após uma fritada de pneus, conseguiu retomar o quinto posto do suíço da Venturi.

No final, Wehrlein cruzou a linha de chegada na primeira colocação e subiu pela primeira vez no degrau mais alto do pódio. A Porsche faz dobradinha com Lotterer, enquanto Vergne completa o pódio do dia. Fonte F1mania.net

Mostrar mais

info24

Baixe nosso aplicativo para seu celular ANDROID e receba todas notícias diariamente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios